Quem Somos

Fundado em 1965, o Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel - é um centro de excelência em ensino e pesquisa na área de Engenharia, e tem se consolidado cada vez mais, no Brasil e no exterior, como um celeiro de grandes talentos. Foi a primeira instituição de ensino do país a oferecer um curso superior de Engenharia tendo as telecomunicações como foco. É uma instituição de ensino privada sem fins lucrativos, mantida pela Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações (Finatel).

Cursos oferecidos

Graduação

  • Engenharia Biomédica
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia de Controle e Automação
  • Engenharia de Computação
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia de Telecomunicações
  • Engenharia de Software

Os cursos de engenharia são em período integral e noturno, com 5 anos de duração.

Acesse aqui.

Pós-graduação

  • Engenharia de Sistemas Eletroeletrônicos, Automação e Controle Industrial
  • Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações
  • Engenharia Clínica e Engenharia Biomédica
  • Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis e Cloud Computing
  • Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações
  • Internet das Coisas (IoT)
  • Indústria 4.0
  • MBA em Gestão Empresarial em Ambiente Tecnológico

Acesse aqui.

Stricto Sensu

  • Mestrado em Telecomunicações
  • Doutorado em Telecomunicações

Acesse aqui.

Inatel Competence Center

Pesquisa e serviços

Além de uma faculdade, o Inatel também atua como uma extensão das áreas de PD&I das empresas e transfere todo o conhecimento da academia através de um centro de serviço - o Inatel Competence Center - ICC. São mais de 150 especialistas nas áreas de Hardware, Software, Capacitação Corporativa, Ensaios, Calibração e Consultoria que atendem às necessidades do mercado tecnológico. Possui mais de 100 parceiros, entre empresas de grande porte, nacionais e multinacionais, como Ericsson, Oi, Vivo, Benchmarck, ZTE, Huawei, entre outras, além de se relacionar fortemente com as empresas do Polo Tecnológico de Santa Rita do Sapucaí. O laboratório de ensaios e calibração do Inatel também é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro a realizar ensaios segundo o escopo de acreditação CRL0303.

Saiba Mais

Empreendedorismo

Desde 1985 o Inatel tem uma Incubadora de Projetos e Empresas. Possui capacidade para 10 empresas incubadas e já foram graduadas 65 empresas ao longo de mais de 30 anos de história. Premiada nacionalmente, a Incubadora de Empresas do Inatel recebeu por duas vezes o prêmio "Melhor Programa de Incubação de Empreendimentos Inovadores do País", pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e em 2010 foi apontada entre as 20 melhores incubadoras brasileiras pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Saiba Mais

Responsabilidade Social

O programa Cas@Viva, mantido pelo Inatel, que oferece Alfabetização Tecnológica para Inclusão Social a alunos de baixa renda da rede pública de ensino de Santa Rita do Sapucaí e que já beneficiou mais de 1.400 adolescentes. O projeto de Alfabetização Tecnológica para Inclusão Social é dividido em dois módulos. O primeiro é voltado para estudantes do Ensino Fundamental, com aulas de Microinformática, Ética e Cidadania, Arte de falar em público, Meio Ambiente, Esporte, Música e Xadrez. O módulo 2 é dedicado a estudantes do Ensino Médio, que têm aulas sobre Qualidade, Microinformática, Informática - Hardware e Software, Eletricidade e Eletrônica, Telefonia, Redes de Comunicação de Dados, Web Page e Programação.

Saiba Mais

MainMenu

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar